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De olho em melhorar a experiência do seu consumidor, a Hyundai anunciou na Coreia do Sul o desenvolvimento de uma nova geração de faróis, que mostram, em tempo real, sinais de trânsito projetados na superfície do solo por onde o veículo transita. A tecnologia é a mais recente inovação que reduz significativamente os acidentes noturnos para condutores e pedestres.
O sistema de iluminação HD desenvolvido pela Hyundai é uma tecnologia inteligente que visualiza sinais de trânsito em texto ou formas. Por exemplo, a lâmpada mostra que há obras na estrada à frente utilizando símbolos para os motoristas, enquanto projeta o sinal de faixa de pedestres na superfície da pista, com luzes de lâmpada para que permitam às pessoas atravessar a via em segurança.
Embora já existam tecnologias de segurança que compartilham com os usuários sobre as informações de condução, como a navegação por GPS e o painel frontal, a iluminação HD Lighting Sistem é vista como uma tecnologia voltada para os condutores com a funcionalidade de comunicação com os pedestres.
O sistema de iluminação HD é composto por micro LEDs HD e por um dispositivo de microespelhos digitais (DMD), que funcionam como um refletor. Para que ocorra o funcionamento, as principais tecnologias controlam meticulosamente o dispositivo e a lógica de software. As informações obtidas a partir da câmera frontal e da navegação GPS também podem ser integradas para fornecer as informações necessárias ao condutor.
Como o sistema funciona?
O sistema de iluminação HD tem cerca de 25 mil micro LEDs com uma largura de 0,04 mm, ainda mais finos do que um cabelo humano. Isto é 250 vezes mais LEDs do que os instalados nos faróis LED (80-120 LEDs), atualmente produzidos em massa. Isto permite que a lâmpada controle a luz de forma mais sensível, uma vez que tem um número muito maior de LEDs, o que ajuda a lâmpada a localizar objetos e pedestres com muito mais precisão.
O DMD é um controlador de ultra precisão que reflete a luz usando espelhos microscópicos que medem apenas 0,01 mm. As luzes emitidas por LEDs densamente compactados são refletidas através de 1,3 milhão de espelhos digitais para projetar as formas e símbolos na superfície da estrada. Os LEDs, que aumentaram 10 mil vezes em comparação com o DMD anterior, podem ser controlados individualmente para projetar informações claras e precisas nas ruas e estradas, independentemente das suas condições de conservação.
Uma característica importante dessa nova tecnologia da Hyundai é a de que os dados fornecidos pelo sensor da câmera e pela navegação GPS sejam projetados em tempo real. Por exemplo, quando um veículo se aproxima de uma zona de construção, o Sistema de Iluminação HD apresenta o símbolo ‘Em Construção’ com 1,5 metros de largura a 15 metros de distância do carro, e pode também informar o limite de velocidade ao condutor. A tecnologia é especializada para aumentar a visibilidade e evitar acidentes à noite. Assim, o condutor pode facilmente reconhecer quando o carro se aproxima de uma lombada e onde estão as entradas e saídas da estrada.
Com o carro em movimento, o sensor da câmera reconhece os pedestres e, ao longo do percurso, mostra uma faixa virtual de pedestres projetada na estrada quando o carro para. Isto permite materializar a chamada tecnologia de ‘iluminação de comunicação’, que avisa os pedestres através dos faróis.
A nova tecnologia ainda não tem previsão de chegada aos veículos comercializados no mercado brasileiro.
Fonte: mercadoeconsumo