quinta-feira, 30 de março de 2023

O PENSAMENTO DO PEDRO, NÃO DO AGOSTINHO!

Imagem: Reprodução
Pedro Cardoso, esse grande ator brasileiro e pessoa absolutamente humana e brilhante, não somente deu uma lição de senso crítico e clareza de pensamento na rede CNN, em um, “PRETENSO DEBATE”, como também um exemplo de ‘cidadania’ em um programa de TV, absolutamente capitalista, tendencioso, hipócrita e ensebado de teatralidade. Dentre suas poucas falas, deixou para o povo e a mídia brasileira questionamentos morais e, absolutamente relevantes e urgentes!

AS DUAS NOTÍCIAS: "EXISTE A NOTÍCIA QUE ESTÁ SENDO DITA (EVIDENTE), E A NONTÍCIA QUE NÃO É TÃO EVIDENTE (ISTO ESTÁ SENDO NOTICIADO POR ESTA EMPRESA, POR ESTAS PESSOAS...), TODA VEZ QUE VOCÊ ESTÁ DIANTE DE UMA NOTÍCIA, EXISTE O FATO NARRADO E A INTENÇÃO DO NARRADOR... O PÚBLICO, DEVE DESPERTAR EM SÍ MESMO, UMA CRÍTICA DAQUILO QUE ESTÁ SENDO 'PERMANENTEMENTE' NARRADO, PARA SÓ DEPOIS ENTRAR NO TEMA... QUAL A LÓGICA DO PROGRAMA?"

“O FASCISMO BRASILEIRO CONTROLA OS DISCURSOS, ELE IMOBILIZOU O PENSAMENTO, UMA DAS COISAS QUE FEZ O PENSAMENTO FICAR IMOBILIZADO, É A AUSÊNCIA DE UMA SINCERA DIALÉTICA NO JORNALISMO. NENHUM CAPITALISTA QUE INVESTE NA VENDA DE INFORMAÇÃO, PAGA PARA OUVIR O QUE NÃO QUER!”

"O DIÁLOGO PRESSUPÕE, UM SINCERO INTERESSE NO PENSAMENTO DO OUTRO. SEM ISSO, NÃO ESTAMOS NOS DEIXANDO MODIFICAR... O QUE COMPROMETE A MOBILIDADE DO PENSAMENTO"Disse Cardoso

“NÓS JORNALISTAS (IRONIZANDO), TEMOS QUE BOTAR NA MESA DO PÚBLICO, A OPRESSÃO QUE NÓS SOFREMOS DOS NOSSOS EMPREGADORES. NÓS NÃO TEMOS TOTAL LIBERDADE!” Afirmou.

"EU PERGUNTO: VOCÊS SÃO PESSOAS LIVRES, VOCÊS QUANDO VÃO TRABALHAR, VOCÊS SENTEM ALGUMA PRESSÃO DO INTERESSE DO CAPITALISTA QUE EMPREGA VOCÊS???" Finalizou.

Logo em seguida, a resposta foi interrompida!

 

Esse é um claro exemplo, da parcialidade do jornalismo brasileiro, não podemos ficar a mercê de opiniões mastigadas e de sucessões de “monólogos disfarçados de debates”, “a Imobilidade do pensamento”, como declara Cardoso, brilhantemente em sua fala, deve ser observado com extrema seriedade e não comédia.

Vivemos em um mundo de 'narrativas', onde tudo o que é dito por um determinado grupo político, bastando ser ‘inventado’ e, ‘repetido’ diversas vezes, por um maior número de integrantes desse grupo, numa maior quantidade de vezes, e propagado para um maior número de pessoas fora desse grupo, é simplesmente o bastante para que essa narrativa se torne uma, ‘pretensa verdade’, bastando que o público tenha uma leve simpatia pela temática. 

Foi justamente esse mecanismo, e essa conduta, que nos últimos anos, trouxe essa triste polarização política, religiosa e de costumes, que hoje assolam o Brasil.

Fica a máxima do grande Juca Chaves (1938 - 2023), que nos deixou recentemente: "NO BRASIL A IMPRENSA, É MUITO SÉRIA. SE VOCÊ PAGA, ELES PUBLICAM ATÉ A VERDADE."


Por Daniel Braz


Veja na íntegra

AS FALAS DO PEDRO CARDOSO

FALA 1

FALA 2

FALA 3


A PERGUNTA CABAL!

A INTERRUPÇÃO OPORTUNA!


O COMENTÁRIO FINAL