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De acordo com Matheus Rangel, oficial de Educação do UNICEF na região da Amazônia Legal brasileira, além de apresentar todo o cardápio de parcerias que o Fundo desenvolve com a Seduc, o objetivo foi intensificar a importância da campanha “Fora da escola não pode!”, desenvolvida no âmbito da Busca Ativa escolar. “A agenda do selo UNICEF conta com uma colaboração histórica do Estado do Maranhão, além de outros programas que temos em parceria, como o Trajetórias de Sucesso Escolar, que temos feito com foco na população quilombola de 15 municípios do estado, para ajudar na implementação das diretrizes curriculares e na garantia de educação de qualidade para os quilombolas”, reforçou.
“É uma felicidade para nós estarmos aqui hoje junto com a secretária Leuzinete e com a Seduc estreitando essas parcerias do UNICEF com o Governo do Maranhão”, disse Ângelo Damas, especialista do UNICEF em Educação e Proteção à Criança.
A secretária Leuzinete Pereira destacou a importância das parcerias que contribuem com trabalho da Seduc em prol da educação.
“É muito bom termos o UNICEF ao nosso lado nessa missão de cuidarmos das nossas crianças e adolescentes. Sabemos quão valoroso e especial é esse trabalho em defesa da educação pública e de qualidade para todos”, declarou.
Representantes da Seduc e do Unicef debateram ações importantes no âmbito do Pacto pela Aprendizagem - Foto: Reprodução |
Conheça um pouco das ações desenvolvidas em parceria entre Seduc e UNICEF
Selo UNICEF
É uma iniciativa voltada para que os municípios priorizem a infância e a adolescência em suas políticas públicas e traz como pontos fortes a intersetorialidade e o planejamento por resultados, repercutindo de forma concreta na vida das crianças e adolescentes. Em parceria com a Seduc, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), são desenvolvidas ações de implementação nos municípios maranhenses.
No Ciclo 2017/2020, o Maranhão teve o melhor desempenho em educação, considerando a região da Amazônia Legal. Foram 202 municípios que aderiram ao ciclo, com certificação de 80 municípios, que, dentre outros resultados, cumpriram a meta de 20% de rematrícula estabelecida pelo UNICEF, garantindo o retorno de mais de 8 mil estudantes para a escola.
Nesta edição de 2021/2024, a adesão ao Selo UNICEF foi de 100% dos municípios maranhenses, que deverão alcançar metas no âmbito da Saúde, Assistência Social e Educação. Especificamente para a Educação, os resultados sistêmicos a serem alcançados envolvem o Desenvolvimento infantil na primeira infância, Educação de qualidade para todos e Hábitos de higiene e acesso a água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas.
Busca Ativa Escolar (BAE)
É uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica que apoia os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A agenda da BAE é uma realidade nos municípios do Maranhão que monitoram a frequência dos estudantes para evitar novos abandonos e realizam a busca permanente das crianças e adolescentes que estão fora da escola realizando campanhas no rádio, TV e, especialmente, fazendo a abordagem em visitas domiciliares.
Trajetórias de Sucesso Escolar
Busca facilitar um diagnóstico amplo sobre a reprovação, o atraso escolar (distorção idade-série) e o abandono escolar no Brasil e a partir desse diagnóstico busca auxiliar na proposição de políticas e ações de redesenho curricular, preferencialmente, para adolescentes que estão em atraso escolar, a fim de corrigir a distorção idade-série em que se encontram. No Maranhão, a iniciativa ganha destaque em escolas públicas quilombolas e a atenção é direcionada à implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais para a Qualidade da Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, por meio de oficinas que ocorrem nas escolas e comunidades. Desta forma, a Seduc, juntamente com o UNICEF, busca realizar atividades contínuas para que a comunidade escolar vivencie um currículo que dialogue com seus interesses e particularidades.
Fonte: SEDUC/MA
Reconfortante saber que a Educação do Estado está em boas e competentes mãos! E que o programa "Escola Digna" segue em plena execução.