sábado, 8 de janeiro de 2022

Tatuagem colorida pode trazer riscos à saúde e União Europeia proíbe o uso de tintas coloridas para tatuagens

Foto: Reprodução

As tatuagens coloridas são um charme, mas foram excluídas da União Europeia, após entrar em vigor nesta semana uma lei que proíbe a realização deste tipo de desenho sobre a pele. A decisão veio após constatação de agentes cancerígenos ou responsáveis por mutações genéticas encontrados em ao menos 4 mil produtos químicos usados por tatuadores do bloco de países.

Segundo as autoridades, os ingredientes encontrados nessas tintas coloridas são proibidos pela regulamentação sanitária da União, pois podem expor as pessoas a risco de saúde. Entre os elementos químicos em questão está o álcool isopropanol.

A proibição inclui a maioria das cores utilizadas. Para o “National Public Radio”, o tatuador Mario Barth explicou que a decisão afeta cerca de 65 a 70% da paleta de cores dos tatuadores. 

Conforme informações do “The Swaddle”, a União Europeia alega que o objetivo “não é proibir a tatuagem, mas tornar mais seguras as cores usadas nas tatuagens e na maquiagem permanente”.

Os fornecedores de tintas têm até o dia 4 de janeiro de 2023 para encontrar produtos químicos aprovados pelo órgão regulador de produtos comercializados na UE.

Problemas de saúde desencadeados pela tatuagem colorida

O Cancer Council Australia destacou: “Não temos conhecimento de um caso de câncer relatado diretamente atribuível à tatuagem. No entanto, as evidências mostram que algumas tintas de tatuagem contêm substâncias cancerígenas.”

Segundo o jornal “India”, os riscos da tatuagem colorida à saúde ainda incluem:

Complicação na ressonância magnética: condição não frequente. Durante a realização de exames de ressonância magnética, tatuagens coloridas ou maquiagem permanente podem causar inchaço ou queimação nas áreas desenhadas, além de poderem causar problemas na qualidade da imagem.

Infecção cutânea e reações alérgicas: esse tipo de tatuagem também pode causar reações alérgicas, como coceira ou erupções cutâneas e, consequentemente, resultar em uma infecção de pele.

União Europeia proíbe o uso de tintas coloridas para tatuagens por risco de câncer

As tatuagens já foram sinônimo de rebeldia, mas não é novidade que os tatuadores devem seguir sérias regras de higiene para garantir a saúde do seu cliente. E, visando aumentar esta segurança na saúde, a União Europeia (UE) proibiu o uso de tintas coloridas para tatuagens.  

A proibição entrou em vigor desde a terça-feira (4) e foi instaurada pelo Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH, na sigla em inglês) da União Europeia.  

De acordo com o jornal Metro, o REACH proibiu mais de 4 mil produtos químicos diferentes que normalmente são encontrados nas tintas coloridas para tatuagem e podem estar relacionados a “câncer ou mutações genéticas”.  

O REACH reforçou que a proibição não é com intuito de criminalizar as tatuagens e sim garantir maior segurança para as pessoas que optem por ter uma tatuagem colorida ou maquiagens definitivas, tendo em vista que as tintas utilizadas atualmente são fabricadas seguindo o mesmo padrão.  

Os tatuadores europeus estão apreensivos pois devem dispensar clientes que vão procurar tatuagens com pigmentos coloridos. Enquanto isso, os distribuidores e fabricantes das tintas estão procurando alternativas para substituir os pigmentos. 

O Reino Unido, que não faz mais parte da União Europeia, está avaliando se seguirá a nova determinação do bloco. Autoridades sanitárias pediram às organizações de tatuadores e fabricantes de tintas informações comprobatórias sobre a segurança das tintas de tatuagem.  

Fonte: istoe e olhardigital


Paulo Saldiva afirma que a Anvisa deveria controlar tintas 

coloridas usadas para tatuagens - 05/01/22