Foto: Reprodução |
“Nós sabemos que durante o período de estiagem a produção rural é prejudicada pela falta de chuvas. Por isso, quando ainda era deputado federal, destinei emenda para a compra de kits de irrigação para ajudar a nossa Zona Rural. E são estes kits que estamos entregando hoje. Com isso, vamos ampliar a quantidade de alimentos que adquirimos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar, levando para a mesa da população e para o refeitório das nossas escolas, o alimento produzido aqui na Zona Rural de São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado do vereador Marlon Botão (PSB).
Antes da entrega dos kits, o prefeito Eduardo Braide participou do plantio de sementes de milho e feijão na Horta Pedagógica Missionária Luíza Maria de Macedo, localizada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), onde aconteceu a solenidade.
Durante o evento, o prefeito Eduardo Braide também anunciou a reabertura das compras do PAA em 2022.
“Nos últimos três meses de 2021 investimos R$ 1,3 milhão em compras pelo PAA. A partir de amanhã vamos iniciar as novas compras, investindo mais de R$ 1,3 milhão até abril deste ano, ampliando de 400 para mil o número de produtores contemplados pelo novo programa de aquisição de Alimentos, o Alimenta Brasil”, informou.
A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, afirmou que a entrega dos kits vai garantir o aumento da produção e o desenvolvimento da Zona Rural.
“A gestão Eduardo Braide está dando condições para que a nossa Zona Rural possa produzir. Nós garantimos o desenvolvimento desta região, pois geramos emprego e renda, fortalecendo a economia nas comunidades”, disse.
Fotos: Divulgação |
Kits de irrigação
Ao todo, foram entregues 37 kits de irrigação aos produtores. Os kits são formados por uma caixa d’água de 500 litros, uma mangueira de 70 metros e microaspersores. Os produtores que não têm veículos para transportar seu kit receberão apoio da Semapa.
A presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Cabral Miranda, Leandra Leal, recebeu simbolicamente o kit, representando todos os produtores beneficiados.
“Com certeza esses kits vão fazer bastante diferença para a nossa produção, pois a maioria dos produtores depende das chuvas por falta de sistema de irrigação próprio”, comemorou.
O secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão, informou que a entrega dos kits representa o atendimento a uma demanda antiga dos pequenos produtores.
“Passamos 2021 inteiro ouvindo dos pequenos produtores que há anos eles esperam a entrega de kits de irrigação para melhorar a sua produção. Estamos muito felizes de, já no início de 2022, podermos cumprir esta demanda. Estabelecemos como meta para este ano levar a todos os nossos 29 mercados e feiras municipais, hortaliças produzidas na nossa cidade para venda, gerando renda para os produtores e produtos com mais qualidade e preços competitivos aos consumidores”, afirmou.
Maior qualidade na produção
A entrega representa um incremento à qualidade dos produtos fornecidos pelos agricultores familiares cadastrados no PNAE e no PAA, executado pela Prefeitura na capital, com o objetivo de proporcionar acesso ao alimento às famílias em vulnerabilidade social. Além disso, acrescentará mais rendimentos ao setor da agricultura, pois agora os agricultores poderão plantar o ano todo, tendo em vista que existem áreas onde a falta de irrigação só permitia o plantio no período chuvoso.
Simplício Américo, representante dos produtores rurais da comunidade Matinha de Maracanã, agradeceu à atenção que a Zona Rural está recebendo da gestão do prefeito Eduardo Braide.
“Esta gestão tem sido presente, conversando com os produtores e atendendo às necessidades específicas de cada comunidade. Graças a isso, tem sido possível melhorar a qualidade da nossa produção. Em nome de todos os produtores eu quero agradecer ao prefeito Eduardo Braide”, disse.
Parceria com a Codevasf
Os kits entregues hoje foram doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em dezembro de 2021 e foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar do prefeito Eduardo Braide quando era deputado federal.
Também foram doados 4 tratores agrícolas, 4 grades aradoras, 10 freezers horizontais, 01 máquina de gelo, melhorando a assistência técnica prestada pela Semapa aos pequenos produtores rurais de São Luís.
Por meio da parceria com a Codevasf, na gestão do prefeito Eduardo Braide, a Prefeitura de São Luís já recebeu um caminhão pipa e uma máquina fabricadora de gelo para a Semapa, que estão sendo utilizados na higienização das feiras e mercados da capital e no incentivo à atividade pesqueira, respectivamente; e uma escavadeira hidráulica que está sendo utilizada nos serviços de drenagem que são executados na cidade pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
Também participaram da entrega, os secretários municipais de Segurança Alimentar, Junior Vieira; de Educação, Caroline Marques Salgado; o secretário adjunto de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Asbhel Muniz, e o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo.
Fonte: agenciasaoluis