sexta-feira, 18 de junho de 2021

Flávio Dino pede desfiliação do PCdoB após 15 anos e movimenta política no MA

Foto: Reprodução

O anuncio da saída de Flávio Dino do PCdoB, apesar de já esperado, ao informar na quinta-feira, dia 17, através das redes sociais seu pedido de desfiliação acabou gerando um grande debate nos meios políticos.

“Informo que pedi desfiliação ao PCdoB. Desejo êxito ao Partido na sua caminhada em defesa de uma Pátria Livre e Justa. Uma grande Frente da Esperança é um vetor decisivo para um novo ciclo de conquistas sociais para o Brasil. A tal tarefa seguirei me dedicando (..) Agradeço ao PCdoB a acolhida fraterna nesses 15 anos de militância. Diferenças que hoje temos, de estratégia e tática políticas, são menos importantes do que o meu reconhecimento ao papel histórico do partido na defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil”, destacou Dino no twitter.

Dino não informou para qual partido pretende mudar sua filiação, mas tudo indica, conforme ele mesmo já admitiu, será para o PSB, legenda com a qual vem mantendo conversações desde o início do ano.

O governador do Maranhão já se articulava, com ou sem fusão dos partidos, para deixar o PCdoB e ir para o PSB, por onde pretende concorrer ao Senado, apesar de ainda não descartar uma possível chapa como vice de Lula (PT), ao Palácio do Planalto. Recentemente, o governador teve uma reunião com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira e após este encontro o deputado estadual pelo Rio de Janeiro Carlos Minc anunciou que ele estaria de mudança do PCdoB para o PSB.

Repercussão nas redes

Secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano do Governo do Maranhão, o presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, disse que respeita a decisão do “amigo e companheiro de lutas há quase 4 décadas”, mas também fez questão de externar sobre "diferenças de leituras e rumos em dada conjuntura” entre o agora ex-comunista e o partido.

Segundo o dirigente  do PCdoB estadual, “Flávio Dino não saiu da trincheira em que o PCdoB atua, apenas se reposicionou nessa mesma trincheira, reafirmando compromissos que nos unem e nos mantém em permanente combate em defesa do povo e do Brasil”.

Também se manifestaram respondendo na mesma medida o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) e a candidata à vice-presidente na chapa de Fernando Haddad em 2018, Manuela d’Ávila (PCdoB-RS).

“Triste com a saída do PCdoB! Partido Comunista é como um trem, tem um destino”, escreveu Silva.

“Não acredito em saída individual para dilemas coletivos”, comentou Manuela, mas garantindo que estava se referindo, na verdade, à ela própria sobre a expectativa de que também deixe a sigla e migre para o PSB.


Em tempo

Dino anuncia filiação ao PSB, para próxima terça-feira (22), 11h.



Fonte: Política Local / Via upaonews