terça-feira, 4 de maio de 2021

De carrinho de escritório a mini mercado de condomínio: Nutricar abre 1 loja por dia

Foto: Reprodução

Empresa reviu modelo na pandemia e segue em expansão.

Em março do ano passado, quando as medidas de isolamento social começaram a ser adotadas no Brasil por causa da pandemia de Covid-19, a Nutricar estava em plena expansão. Os carrinhos de alimentação que circulavam em prédios comerciais desde 2015 e foram a base inicial do negócio haviam evoluído para o modelo de mini lojas de conveniência. A marca tinha unidades em prédios do Itaú, da XP, da Danone e da Nestlé. A expectativa era dobrar o faturamento de 2019, de R$ 40 milhões. Só que, quando os escritórios foram fechados e os funcionários foram colocados para trabalhar em casa, a fonte de receita da empresa secou.

“Todos os nossos clientes migraram para o home office. Nosso faturamento foi a zero. Precisamos demitir e nos reestruturar”, conta o sócio-diretor Bernardo Fernandes Pereira. A vantagem é que, dentro da gaveta, a Nutricar tinha um projeto que havia sido apresentado por uma incorporadora e estava esperando o momento certo para ser colocado em prática: a abertura de mini mercados em prédios residenciais.

“É preciso manter a cabeça aberta para inovações e tendências. Esse foi nosso maior aprendizado. Tiramos o projeto da gaveta e nos readaptamos. Mudamos o mix de produtos, que antes era formado principalmente por sucos e snacks, e transformamos nosso modelo em mini mercados, mini empórios, mini lojas de conveniência”, conta Pereira.

Atualmente, a Nutricar opera 120 lojas próprias na Grande São Paulo e cresce no ritmo de uma nova unidade por dia. “Com os sete anos de experiência que tínhamos no mercado corporativo, estávamos acostumados com o giro rápido de estoque e com a necessidade de reposição diária. Largamos com uma experiência a mais, até porque o nível de exigência no mundo corporativo sempre foi maior do que no residencial.”

Demanda aquecida

O desafio, agora, é continuar crescendo rapidamente e a expectativa é terminar o ano com 200 unidades. A demanda está aquecida e a concorrência conta com marcas como Market4U, Onii e VendPerto, entre outras. Até grandes redes de supermercado, como Carrefour e Hirota, passaram a apostar no modelo de lojas de conveniência autônomas. Não é por acaso: existem cerca de 400 mil condomínios pelo Brasil, sendo 75 mil somente na capital paulistana.

A ideia, no entanto, é ir além dos condomínios residenciais. A Nutricar analisa projetos de expansão para clubes, academias e empresas que têm concessões de espaços públicos. Recebeu, ainda, duas propostas de duas grandes redes de hotéis e espera a retomada das viagens para expandir nessa área.

Segundo Bernardo Fernandes Pereira, o diferencial da marca está no fato de que as lojas não se parecem com mercados tradicionais, sendo totalmente personalizadas de acordo com perfil de consumo de cada condomínio.

Foto: Divulgação

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Todas as lojas da Nutricar funcionam no modelo de self-checkout: o cliente entra, pega o produto de que precisa, paga por ele sozinho e sai. O espaço é monitorado remotamente por 24 horas. Repositores, fiscais de loja e administradores frequentem os locais apenas eventualmente.


Foto: Divulgação


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Os condomínios no radar da empresa hoje são aqueles que têm a partir de 150 apartamentos e cujos moradores pertencem às classes A e B, além daqueles com mais unidades e voltados à classe C. O investimento por ponto tem custo médio de R$ 50 mil por loja e 5% do faturamento é revertido para o condomínio.

Foto: mercadoeconsumo