![]() |
Foto: Reprodução |
A startup curitibana MadeiraMadeira anunciou que fechou uma nova rodada de investimentos de US$ 190 milhões, liderado por SoftBank e Dynamo. Com o aporte, o maior e-commerce de produtos para casa do Brasil foi avaliado em mais de US$ 1 bilhão e entrou para a lista de unicórnios brasileiros, ocupando o 16º lugar.
Criada há 10 anos, a MadeiraMadeira registrou crescimento de 120% no ano passado, favorecida tanto pela maior procura por itens para a casa como pelo avanço do comércio eletrônico. Além disso, os dois segmentos saíram beneficiados em meio à pandemia de Covid-19. Segundo a empresa, o novo aporte será usado para investimentos em logística, desenvolvimento de marcas próprias e na expansão de suas guide shops.
Com amplo destaque no mercado on-line, a startup tem se esforçado para expandir sua presença física. Além disso, com cerca de 1.300 funcionários, a MadeiraMadeira também tem planos de crescer seus negócios por meio de aquisições. Para isso, montou uma equipe específica para avaliar oportunidades e empresas.
Unicórnios brasileiros
A startup é o primeiro unicórnio de 2021. O Brasil tem outras 15 empresas que atingiram o mesmo marco. A primeira delas foi a 99, em 2017. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil chegou a 13.380 startups em 2020. Em 2017, quando a 99 atingiu o valor de US$ 1 bilhão, havia 5.147 empresas do tipo cadastradas na Abstartups.
Confira a lista:
- 99 (2017)
- Nubank (2018)
- Stone Pagamentos (2018)
- PagSeguro (2018)
- Arco Educação (2018)
- Movile/iFood (2018)
- Gympass (2019)
- Wildlife (2019)
- Ebanx (2019)
- Loggi (2019)
- QuintoAndar (2019)
- Creditas (2020)
- Loft (2020)
- Vtex (2020)
- C6 Bank (2020)
- MadeiraMadeira (2021)
Fonte: saoluisdofuturo