domingo, 27 de dezembro de 2020

Ministro da Saúde prevê início da vacinação contra Covid-19 até o final de fevereiro

Em audiência na comissão da Câmara dos Deputados que acompanha o combate à pandemia, Pazuello não deu mais detalhes sobre o cronograma de vacinação.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nessa terça-feira que a expectativa mais otimista para o início da vacinação contra o novo coronavírus é o final de janeiro de 2021 e a mais pessimista, o final de fevereiro. A previsão foi feita na abertura da centésima e última audiência pública de 2020 da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate à Covid-19.

Em rápida participação, o ministro não deu mais detalhes sobre o cronograma. Ele elogiou o trabalho da comissão externa, tanto no apoio às iniciativas do governo federal quanto na cobrança de providências.

Na audiência marcada para atualizar a situação da pandemia no País, a representante dos secretários municipais de saúde Maria da Conceição Rocha criticou a corrida individualizada de estados e municípios pelas vacinas e reiterou a importância de uma ação coordenada, liderada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“Acho que isso garantirá acesso para todos os cidadãos, diminuirá as desigualdades. Então essa é uma grande preocupação dos municípios.”

SUS para todos

Já o coordenador da comissão, deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), destacou a importância de que a imunização chegue a todos os brasileiros.

“Vamos continuar aqui, num bom enfrentamento, numa boa luta, na luta por um SUS justo, válido e, acima de tudo, equânime para todos. A vacina tem que ser para todos de forma igual para o nosso País e tenho certeza absoluta que essa será mais uma vitória da nossa comissão externa.”

O parlamentar se mostrou preocupado também com as aglomerações e possíveis novos contágios durante as festas de fim de ano.

Os trabalhos da comissão externa que acompanha as ações de combate ao coronavírus continuam em 2021.

Fonte: Agência Câmara de Notícias