sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Vem aí mais um banco digital! Conheça o engenheiro naval que ajudou a construir um banco digital

Imagem: Divulgação
Nascido na Paraíba, mas maranhense de criação, Felipe Felix mudou-se para São Paulo aos 17 anos para estudar engenharia naval na Escola Politécnica da USP.

Formou-se na área, mas não chegou a projetar ou construir navios. Diferentemente disso, já no segundo ano da faculdade, ele começou a trabalhar na área de riscos de um banco.

Após deixar esse banco em 2014, Felipe Felix foi para a Avista Cartões e lá encontrou espaço para seu lado empreendedor e fundou o pag!, que hoje é uma das três maiores fintechs do Brasil.

O pag! foi pioneiro ao levar serviços e produtos financeiros aos desbancarizados, quase um terço da população brasileira, de acordo com levantamento do Instituto Locomotiva. Em cada 10 clientes da fintech, quatro não possuíam nenhum produto ou serviço do ramo e 80% são de cidades com menos de 100 mil habitantes.

Tudo isso resultou na criação do will. A operação está cercada de muita segurança. A garantia vem da tecnologia de ponta, com vantagens extras como mais rapidez para abertura de conta em menos de cinco minutos e índice de aprovação de cadastro maior que o de outras fintechs.

O lançamento chega com a experiência acumulada com a fintech pag!, que oferece cartões de crédito e débito e conta digital. Os mais de 1,3 milhão de cartões emitidos nos últimos três anos movimentaram R$ 2,7 bilhões no ano passado.


 

“Somos únicos porque conseguimos simplificar a linguagem das finanças e entregar produtos e serviços do mercado financeiro para todos os tipos de cliente. Os bancos tradicionais e digitais não têm isso como prioridade”. Felipe Felix, CEO da fintech.

 

Fintechs continuam crescendo

As fintechs e seu modelo digital ganham cada vez mais destaque no mercado financeiro. Este ano, o Distrito Fintech Report, estudo da empresa de inovação Distrito, apontou 742 empresas deste tipo, 34,1% mais do que no ano passado. Outra pesquisa, da MindMiners, mostra que o número de consumidores usando produtos e serviços das fintechs mais que dobrou em dois anos: eram 25% dos entrevistados em 2017 e 55% em 2019.

O principal motivo são as tarifas baixas, apontado por 45% do total. Bom atendimento (29%), pouca burocracia (23%) e experiência digital (22%) atraíram clientes insatisfeitos com os bancos tradicionais – para 47% do público, as fintechs superam as instituições convencionais.

A simplicidade é o segredo!

A aprovação do pag! foi comprovada pelo ranking “As Melhores Empresas para o Consumidor”, parceria da revista Época Negócios com o portal Reclame Aqui. Nos últimos três anos, a fintech esteve entre os três melhores bancos digitais do País. Outro detalhe importante é que 83% dos clientes aprovam tanto o produto que o recomendariam para outras pessoas.

A questão é que a maioria das startups ainda usa a mesma linguagem financeira inatingível para o consumidor comum. A linguagem simplificada do will chega para mudar esse quadro.

Fonte: TechTudo