Foto: Reprodução |
Segundo ele, estamos vivendo o momento mais extraordinário de todos os tempos na história da humanidade, um tempo em que as tecnologias exponenciais estão capacitando todos nós a não reclamar de problemas, mas a resolvê-los. Para ele, robótica, impressão 3D, biologia sintética, IA (Inteligência Artificial), blockchain e realidade virtual vão nos permitir criar mais riquezas na próxima década do que em todo o século passado.
“Eu realmente acredito que os maiores problemas do mundo são as maiores oportunidades de negócios. Os empresários de hoje estão procurando resolver esses desafios e problemas”, disse Diamandis.
Também há mais capital disponível do que nunca, o que significa mais ideias sendo financiadas e mais avanços. Além disso, o custo de fazer as coisas também está ficando mais barato: o número de experimentos em andamento nas “garagens do Vale do Silício” está explodindo.
Inteligência Artificial como grande aliada
Na opinião de Diamandis, a maior oportunidade está na inteligência artificial. Ela vai chegar tão rápido, na opinião dele, que não estaremos prontos para ela. A maior preocupação do futurologista é como nós, humanos, e especialmente os governos, vamos lidar com a velocidade das mudanças que estão chegando.
O empresário lembrou que, enquanto muitas pessoas pensam na automação como a maior ameaça ao trabalho humano, a inteligência artificial será ainda mais crucial do que as pessoas imaginam para requalificar trabalhadores em tempos de Covid-19.
Segundo ele, requalificação já era importante para os trabalhadores acompanharem os avanços da tecnologia, e a pandemia aumentou a necessidade de aumentar essas atualizações. “Um dos aspectos mais importantes do futuro será a agilidade. Não se trata de ser especialista, mas sim ágil em sua parceria com a tecnologia e, então, capaz de se adaptar rapidamente ao que é necessário”, disse ele.
Toda tecnologia poderosa já criada é usada para o bem e para o mal. Mas Peter sugere que olhemos para os dados de longo prazo. Ele reconhece que há desafios, mas diz que, no geral, a tecnologia está tornando o mundo um lugar melhor – e continuará fazendo isso “Para mim, trata-se de exaltar bilhões de pessoas que estão no modo de sobrevivência fundamental”, explicou.
Entusiasta quando o assunto é espaço, Diamandis disse que um de seus maiores desejos é caminhar na Lua e em Marte. “Sou apaixonado por novas tecnologias para prolongar a vida. A ideia de ser capaz de se conectar [via interfaces cérebro-computador] com a mente de outras pessoas nos levaria a um novo nível de empatia. Todas essas tecnologias vão se materializar. Não é uma questão de se, apenas de quando. E você não precisa escolher um ou outro”, disse.
Fonte: mercadoeconsumo