quarta-feira, 3 de junho de 2020

SpaceX lança hoje mais de 60 satélites do programa Starlink

Imagem: Reprodução
Com o novo lançamento, pelo menos 500 satélites estarão em órbita

Nesta quarta-feira (3), Elon Musk lancará, novamente um foguete Falcon. Diferente do lançamento do último fim de semana, desta vez, não haverá nenhum astronauta. Ele carregará mais de 60 satélites para a órbita terrestre.




500 satélites

Com os novos satélites lançados, serão mais de 500 em órbita. Serão enviados satélites de banda larga da constelação Starlink.

Centenas de roteadores devem ser lançados ao espaço

Com o envio destes satélites à órbita, milhares de pessoas devem ser beneficiadas com internet. Até o fim de 2020, o esperado é que outras centenas de roteadores sejam lançados ao espaço.

Previsto para acontecer às 22h25 (horário de Brasília), o evento será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Space X.

Trata-se da oitava missão do projeto que promete revolucionar o acesso mundial à internet. A iniciativa tem causado verdadeira comoção pelo planeta, uma vez que a passagem dos equipamentos por diversos países proporciona um espetáculo inédito na História.

Um projeto ambicioso

Desde 2019, já foram lançados 422 dispositivos, e o objetivo é que totalizem 12 mil ao final da empreitada – número que pode aumentar. Segundo Elon Musk, são necessários ao menos 400 deles em órbita para a ativação do serviço básico, sendo que 800 já possibilitariam cobertura moderada.

A novidade, claro, preocupa astrônomos e cientistas, dada a interferência em observações e estudos. Por isso, a companhia afirma que vai adicionar aos equipamentos uma proteção para minimizar a refletividade. De acordo com Patricia Cooper, vice-presidente de relações governamentais da empresa, a implementação dos itens começará após o lançamento dos 80 satélites restantes desta parte do projeto.


Caso queira fazer parte do evento, que acontecerá no Complexo de Lançamento 40, na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, no estado da Flórida (EUA), basta acessar a transmissão PELO LINK NO YOUTUBE, que começará 10 minutos antes do procedimento. 

Fonte: saoluisdofuturo / techmundo