quinta-feira, 6 de junho de 2019

Wellington e Zé Inácio cobram ações efetivas na área de segurança pública

Foto: Reprodução
O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB), utilizou suas redes sociais, na tarde de terça-feira (4), para fazer referência à criminalidade no Maranhão. Seu pronunciamento foi motivado após três agências bancárias terem sido arrombadas dentro de um período de 24 horas, sendo elas a do Banco do Brasil, em São Luís; e duas em São Bernardo, no Maranhão.

Ao se pronunciar, o deputado Wellington lamentou que as ações de segurança limitem-se à propaganda do governo e cobrou ações efetivas, a exemplo da nomeação de policiais militares e civis.

“Três agências bancárias foram invadidas e o governo tem a audácia de falar em combate à criminalidade? Enquanto a propaganda de Flávio Dino mente sobre segurança, no Maranhão três bancos são arrombados em 24h. O governador deveria adotar ações efetivas, como a nomeação dos 1.760 soldados formados da PMMA e, também, dos mais de 300 aprovados no concurso da Polícia Civil. Infelizmente, ao invés de fazer isso segue investindo na propaganda de um Maranhão que não existe”, disse Wellington.

Zé Inácio


Segundo Zé Inácio, dados recolhidos pela Secretaria de
Segurança Pública do Estado demonstram que mais de 80%
dos assaltos a bancos acontecem nos fins de semana, à noite,
ou também em dias de feriado
Outro que também apelou para os órgãos de segurança pública foi o deputado Zé Inácio (PT), ele destacou, na sessão desta segunda-feira (3), a gravidade do assalto ocorrido em São Luís, durante a madrugada, a uma agência do Banco do Brasil, localizada na Avenida dos Holandeses, em frente ao Golden Shopping. Em seu discurso, o deputado frisou a importância da Lei 10.605/2017, fruto de projeto de sua autoria, que prevê vigilância armada para atuar 24 horas por dia nas agências bancárias públicas e privadas do Maranhão, inclusive em finais de semana e feriados.

“Nós não estamos pedindo a vigilância armada 24 horas nas agências bancárias com o objetivo de substituir o trabalho da Polícia Militar, que tem melhorado consideravelmente no Maranhão. Mas é uma forma de contribuir com o trabalho da Secretaria de Segurança Pública.

Ele fez apelo ao Procon como órgão que tem o instrumento determinado pela lei de fiscalizar e aplicar multas. “É bem verdade que, desde o ano passado, o Procon aplicou multas na ordem de quase R$ 2 milhões às instituições que não cumprem a lei aqui na capital. É preciso que o Procon execute ou coloque na Dívida Ativa do Estado essas multas para executar essas instituições financeiras, para que sirva de exemplo para elas darem cumprimento à lei”.

Zé Inácio fez também apelo ao Poder Judiciário e ao Ministério Público: “Faço um apelo ao Procon, usando dos instrumentos que tem para garantir a efetividade da lei, ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, para garantir o cumprimento dessa importante lei que contribui para a segurança pública do nosso estado”, ressaltou o deputado.

Fonte: ALEMA