De olho nos consumidores de baixa
renda e dona das marcas Skol, Brahma e Stella Artois, e de quase 70% do mercado
nacional, a cervejaria não tinha atuação significativa no mercado de cervejas
de baixo custo.
Depois de uma exitosa campanha no estado de Pernambuco com a marca de cerveja Nossa, também feita de mandioca, e preços até 40% menores que os
da Skol, a AMBEV lança no Maranhão a mesma cerveja com rótulo diferente, aqui
vai se chamar, Magnífica do Maranhão, produzida pela Ambev com mandioca
plantada e colhida por produtores maranhenses, a cervejaria chega a exemplo do
estado pernambucano, com a estratégia de agregar ao mercado local de plantadores
para baratear o custo da produção, beneficiando de início 50 famílias de
Tabuleiro de São Bernardo, garantindo a compra de suas plantações com o que
chamam de compra garantida.
Outro fator que barateia o
produto é opção de vendê-lo apenas em embalagens de vidro, com foco nas de 600
ml retornáveis, por aqui a novidade irá custar apenas R$ 3,00 (três reais) a
garrafa de 600ml.
Preço atrativo |
Essa é apenas uma das apostas da
companhia para sair da crise em que vive o mercado de cervejas com os preços
mais elevados das commodities e a variação cambial do período. Mas não pense
ser algo previsível. Segundo Adalberto Viviani, “É inesperado. O mercado de
cerveja está estagnado, e todos estão buscando produtos de maior valor
agregado, como as puro malte”, afirmou o consultor, especializado no setor de
alimentação e bebidas em setembro deste ano, em entrevista à revista EXAME.
Governador Flavio Dino faz pronunciamento no lançamento da nova marca de cerveja. |
A ideia de utilizar a raiz da
mandioca veio da África, com a compra da companhia SABMiller, de origem
sul-africana, ela foi adquirida por 100 bilhões de dólares em 2016 pela AB
Inbev, controladora da Ambev. A SABMiller tem desde 2011 na África, uma cerveja
feita de cassava, nome dado a mandioca local. Tal iniciativa ajudou no combate
ao mercado de bebidas clandestinas naquele país.
A estratégia terá papel
fundamental na disputa pelo mercado nordestino. Na visão do consultor Adalberto
Viviani, a iniciativa reforça o poder de fogo da Ambev em sua guerra particular
com a Heineken, dona das marcas de baixo custo, No Grau e Glacial, quando
comprou a Brasil Kirin, cervejaria japonesa, em fevereiro do ano passado.
A iniciativa pode fazer com que a
Heineken venha a baixar seus preços no mercado nordestino, inclusive
compensando suas perdas com o aumento de preço das cervejas Premium. Além do
preço competitivo, a Ambev aposta no apelo emocional. “Não lançamos produtos
pensando nos concorrentes. Os nordestinos são orgulhosos da cultura local. O objetivo é ser mais um orgulho para esse povo e criar produtos
com valor agregado para os consumidores dessa região”, declarou em entrevista a diretora de marketing da marca.
O lançamento da nova marca de cerveja
ocorreu no Restaurante Feijão de Corda na Av. Litorânea no Calhau, às 11:00 de
hoje. O evento contou com as presenças do governador Flavo Dino, do
vice-governador Carlos Brandão, do senador recém-eleito, Weverton Rocha, do deputado Rogério Cafeteira e de
Bernardo Paiva, presidente da cervejaria, além de outras autoridades.
Por Daniel Braz