terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Ambev quer reconquistar o Nordeste com cerveja de mandioca


De olho nos consumidores de baixa renda e dona das marcas Skol, Brahma e Stella Artois, e de quase 70% do mercado nacional, a cervejaria não tinha atuação significativa no mercado de cervejas de baixo custo.

Depois de uma exitosa campanha no estado de Pernambuco com a marca de cerveja Nossa, também feita de mandioca, e preços até 40% menores que os da Skol, a AMBEV lança no Maranhão a mesma cerveja com rótulo diferente, aqui vai se chamar, Magnífica do Maranhão, produzida pela Ambev com mandioca plantada e colhida por produtores maranhenses, a cervejaria chega a exemplo do estado pernambucano, com a estratégia de agregar ao mercado local de plantadores para baratear o custo da produção, beneficiando de início 50 famílias de Tabuleiro de São Bernardo, garantindo a compra de suas plantações com o que chamam de compra garantida.

Outro fator que barateia o produto é opção de vendê-lo apenas em embalagens de vidro, com foco nas de 600 ml retornáveis, por aqui a novidade irá custar apenas R$ 3,00 (três reais) a garrafa de 600ml.

Preço atrativo

Essa é apenas uma das apostas da companhia para sair da crise em que vive o mercado de cervejas com os preços mais elevados das commodities e a variação cambial do período. Mas não pense ser algo previsível. Segundo Adalberto Viviani, “É inesperado. O mercado de cerveja está estagnado, e todos estão buscando produtos de maior valor agregado, como as puro malte”, afirmou o consultor, especializado no setor de alimentação e bebidas em setembro deste ano, em entrevista à revista EXAME.


Governador Flavio Dino faz pronunciamento no
lançamento da nova marca de cerveja.

A ideia de utilizar a raiz da mandioca veio da África, com a compra da companhia SABMiller, de origem sul-africana, ela foi adquirida por 100 bilhões de dólares em 2016 pela AB Inbev, controladora da Ambev. A SABMiller tem desde 2011 na África, uma cerveja feita de cassava, nome dado a mandioca local. Tal iniciativa ajudou no combate ao mercado de bebidas clandestinas naquele país.

A estratégia terá papel fundamental na disputa pelo mercado nordestino. Na visão do consultor Adalberto Viviani, a iniciativa reforça o poder de fogo da Ambev em sua guerra particular com a Heineken, dona das marcas de baixo custo, No Grau e Glacial, quando comprou a Brasil Kirin, cervejaria japonesa, em fevereiro do ano passado.

A iniciativa pode fazer com que a Heineken venha a baixar seus preços no mercado nordestino, inclusive compensando suas perdas com o aumento de preço das cervejas Premium. Além do preço competitivo, a Ambev aposta no apelo emocional. “Não lançamos produtos pensando nos concorrentes. Os nordestinos são orgulhosos da cultura local. O objetivo é ser mais um orgulho para esse povo e criar produtos com valor agregado para os consumidores dessa região”, declarou em entrevista a diretora de marketing da marca.


O lançamento da nova marca de cerveja ocorreu no Restaurante Feijão de Corda na Av. Litorânea no Calhau, às 11:00 de hoje. O evento contou com as presenças do governador Flavo Dino, do vice-governador Carlos Brandão, do senador recém-eleito, Weverton Rocha, do deputado Rogério Cafeteira e de Bernardo Paiva, presidente da cervejaria, além de outras autoridades.

Por Daniel Braz