segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Homenagem a um grande político maranhense o médico, ex-prefeito, deputado e presidente da Assembéia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho.

É com grande pesar que volto a escrever neste blog, depois de longo intervalo, para homenagear uma das figuras mais importantes e marcantes da política maranhense, o médico e deputado estadual, Humberto Coutinho (PDT). Ele era um amigo pessoal do meu falecido pai, o jornalista e advogado, Leonardo Monteiro, e me sinto na obrigação de homenageá-lo. Ele faleceu na cidade de Caxias, em sua residência ao lado de familiares e amigos, às 20:40 de hoje, 01 de janeiro de 2018.

TRAJETÓRIA

Humberto Ivar Araújo Coutinho, mais conhecido como Humberto Coutinho foi um médico e político brasileiro. Ele foi prefeito de Caxias de (2005–2013), Humberto era presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, ele morreu na noite desta segunda-feira (1), aos 71 anos, na cidade de Caxias. O deputado não resistiu as complicações de um câncer no intestino. Oficialmente divulgado em nota pela Assembleia Legislativa.

Formado em medicina, em 1970, pela Universidade Federal da Bahia, iniciou sua carreira em medicina, pelo INSS de Caxias, na Casa de Saúde de Maternidade de Caxias, hospital que criou, junto com sua esposa, Dona Cleide Coutinho.

CARREIRA POLÍTICA

Humberto Ingressou na política, em 1988, filiado ao PFL, foi eleito vereador de Caxias. Em 1990, elegeu-se deputado estadual. Em 1992, candidatou-se a prefeito de Caxias, sendo derrotado por Paulo Marinho. Em 1994, foi reeleito deputado estadual. Em 2000, candidatou-se, novamente, a prefeito de Caxias, sendo derrotado por Márcia Marinho.


Em 2002, foi reeleito deputado estadual. Em 2004, foi eleito prefeito de Caxias. Em 2008, foi reeleito prefeito de Caxias. Em 2014, foi eleito deputado estadual, tendo sido o mais votado. Desde 2015 presidia a Assembleia Legislativa do Maranhão.


ESPÍRITO DE LUTA

Humberto foi exemplo de luta e resistência, tendo em vista estar enfrentando um grave câncer intestinal a cerca de 4 (quatro) anos, ainda assim veio demonstrando um notável comprometimento com os interesses do Estado, presidindo e conduzindo a Assembleia exemplarmente.

Humberto era um dos políticos mais queridos e respeitados do Maranhão, tanto por seus amigos, quanto por seus adversários. Ocupou vários cargos de natureza pública, inclusive o de Governador de Estado (nov 2016), de forma interina, e em sua jornada na vida pública, jamais teve seu nome envolvido em qualquer tipo de denúncia.

Seu corpo será velado em sua residência em Caxias e em sequência seguirá para o Ginásio da Facema, onde receberá as últimas homenagens dos Caxienses.

NOTA DO GOVERNO

O Governador do Estado do Maranhão Flávio Dino, decretou luto oficial de 7 (sete) dias em nota, expressando profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa.


NOTA DA ASSEMBLEIA

Em nota a Assembleia Legislativa do Maranhão decretou luto oficial de 3 (três) dias pela morte do líder do Parlamento Estadual.

NOTA DA CÂMARA MUNICIPAL

A Câmara Municipal de São Luís, em nota, decretou luto oficial de 3 (três) dias, o presidente da casa, vereador Astro de Ogum, fez o seguinte comentário:

“Como prefeito de Caxias, estabeleceu normas de administração municipal que desenvolveram aquele município e que serviram de parâmetros para outros gestores. Perdemos um grande maranhense”.

Meus sinceros pêsames à família do nobre parlamentar, deputado Humberto Coutinho (21) de agosto de 1946 a 1 de janeiro de 2018.

Por Daniel Braz